fbpx

Nossas Especialidades

Pediatria

Pediatria é a especialidade médica que cuida das crianças e adolescentes, ou seja, a especialidade que cuida das pessoas durante o seu período de desenvolvimento!  É um cuidado muito diferente das outras especialidades médicas. Em termos gerais, há duas maneiras diversas e complementares de realizar o atendimento:  • Clínica Pediátrica, que cuida das doenças que acometem as crianças, bem como do reestabelecimento e restauração da saúde. • Puericultura, que contempla a assistência integral da criança, observando seu crescimento, desenvolvimento, hábitos, bem-estar, ambiente familiar, ambiente físico de convívio, comportamento, aprendizagem e todos os fatores envolvidos tanto nas dsuas potencialidades, quanto nas vulnerabilidades. Um dos maiores propósitos da pediatria é poder amparar e dignificar as crianças, com olhos no presente e no futuro! 

Pneumologia Pediátrica

O pneumologista pediátrico atende desde crianças muito pequenas, recém-nascidas,  até adolescentes, para tratar de doenças respiratórias agudas e crônicas como  pneumonia, asma, rinite, fibrose cística, tosse crônica, distúrbio de deglutição, bronquiolite aguda, lactente chiador ou sibilante, sinusite aguda e crônica, tuberculose.

São doenças que acometem vias aéreas superiores, árvores respiratórias, pulmões e podem ser sistêmicas, com repercussão pulmonar. 

Este especialista deve ser procurado quando o paciente apresentar tosse persistente, chiados ou assobios ao respirar, falta de ar constante ou durante brincadeiras, cor azulada da pele com palidez (cianose), alteração no teste do pezinho e para pesquisa de fibrose cística. O controle de doenças alérgicas através do ambiente, hábitos de vida e medicações também é realizado por um pneumologista pediátrico.

As doenças respiratórias são conhecidas por causar déficit de crescimento e do desenvolvimento intelectual, distúrbios no sono e alterações ortodônticas

Se não forem tratadas com a devida atenção, podem causar sequelas a longo prazo. Por isso, quanto antes a procura pelo médico, maiores as chances de qualidade de vida a curto, médio e longo prazos. 

Endocrinologia Pediátrica

A Endocrinologia Pediátrica atua no diagnóstico e tratamento de disfunções hormonais que se instalam desde o período neonatal até o final da adolescência (20 anos). São alterações que influenciam no crescimento, no desenvolvimento e no metabolismo da criança / adolescente. 

Anormalidades

No período neonatal, as anormalidades mais frequentemente acompanhadas são as da diferenciação genital; hipoglicemias; hipotireoidismo congênito e hiperplasia adrenal congênita. Nas crianças menores, predominam os quadros de crescimento deficiente, os hipotireoidismos adquiridos, diabetes mellitus tipo 1 e os sinais puberais de apresentação precoce.

Durante a adolescência, as queixas mais frequentes estão relacionadas à falta de desenvolvimento puberal e genital, disfunções tireoideanas autoimunes, diabetes mellitus tipos 1 e 2, obesidade, etc.

Crescimento Normal

O crescimento de crianças e adolescentes deve ser vigiado desde o nascimento até a obtenção da estatura final. Os sinais de alerta para um crescimento inadequado são: percentis ou canais de crescimento abaixo do padrão populacional ou inferior ao esperado para o padrão genético da família, desaceleração do crescimento com relação à velocidade esperada para a idade, sexo e grau de desenvolvimento, previsão de estatura final abaixo da estatura alvo familiar.

Puberdade Precoce

O início da puberdade deve ocorrer entre 8 e 13 anos, nas meninas, e no período que vai dos 9 aos 14 anos, nos meninos. Ao sair deste padrão, é preciso definir a necessidade de investigação laboratorial ou eventual tratamento.

Teste do Pezinho

A triagem neonatal – ou o Teste do Pezinho – deve ser realizada no momento da alta do berçário, já entre 48 e 72 horas de vida. Isso garantirá a detecção e tratamento do hipotireoidismo congênito entre 10-15 dias de vida, idade esta já estabelecida como precoce o suficiente para prevenir as alterações cerebrais.

Obesidade e Diabetes

Embora não seja uma regra sem exceções, grande parte das crianças e adolescentes obesos também terão obesidade na idade adulta. Especial atenção deve ser dada aos pacientes com história familiar de obesidade, diabetes mellitus, hipertensão arterial e dislipidemias, já que a obesidade na infância já pode ser uma primeira manifestação clínica da resistência à insulina.

Na vida moderna já se observa, como fenômeno mundial, o aumento de casos de diabetes tipo 2 (que normalmente é desencadeado na idade adulta) em crianças e adolescentes. O controle do desenvolvimento da obesidade é de extrema importância preventiva.

Reumatologia Pediátrica

No imaginário coletivo, o reumatismo está sempre ligado ao universo dos adultos, especialmente aos mais idosos. O que pouca gente sabe é que a criança também pode apresentar doenças reumáticas, já que inflamação crônica não poupa nenhuma faixa etária. Elas têm um impacto negativo muito forte, incluindo incapacidade física, desgaste emocional, desajuste social e diminuição da escolaridade. 

As doenças reumáticas da infância não são fáceis de serem detectadas, pois as crianças podem levar uma vida normal sem perceber sintomas. O desconhecimento é o grande vilão que, na maioria dos casos, não permite tratá-las de forma adequada. 

São doenças complexas que podem afetar qualquer estrutura do organismo, sendo mais comum o acometimento das articulações, músculos e ossos, exigindo que os pacientes sejam avaliados com frequência por reumatologistas pediatras.   

Emagrecimento repentino, febre prolongada sem causa aparente, fraqueza e desânimo podem ser indicativos de que algo não vai bem. É preciso estar atento a todos os aspectos do crescimento e desenvolvimento da criança, pois a ausência de tratamento medicamentoso adequado e de reabilitação especializada evoluem para deformidades ósteo-articulares irreversíveis. 

Cuidar do reumatismo infanto-juvenil é um desafio não somente para as crianças, mas também para os seus pais. O objetivo de todos os tratamentos é proporcionar ao paciente uma vida normal para a sua idade, para que ele se sinta bem física e emocionalmente.

Fonoaudiologia

Existem inúmeros motivos que podem levar uma mãe ao consultório de um fonoaudiólogo:

• Porque seu filho não fala;

• Porque fala muito pouco para a idade:

• Porque fala errado e/ou gagueja;

• Porque não aprende na escola;

• Porque engasga enquanto engole;

• Porque usa aparelho ortodôntico;

• Porque respira pela boca, porque ronca;

• Porque comparado às crianças da mesma idade, é diferente.

Toda vez que algum desses porquês pairar sobre a cabeça da mãe, é o melhor momento de ir ao fonoaudiólogo.Mas nem sempre significa que algo está errado!

Pode ser o momento para uma conversa, para esclarecer dúvidas e muitas vezes receber orientações do que pode ser feito no dia-a-dia para ajudar a criança. 

Gastroenterologia Pediátrica

A gastroenterologia pediátrica é uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento de doenças do sistema digestivo em crianças e adolescentes. Este ramo da medicina abrange o esôfago, estômago, intestinos, fígado, vesícula biliar, pâncreas, entre outros órgãos do sistema digestivo.

Os gastroenterologistas pediátricos lidam com uma variedade de problemas e doenças que podem incluir: refluxo gastroesofágico, dificuldades de alimentação, constipação crônica, doença celíaca, intolerância à lactose, doenças hepáticas, doenças do trato biliar, distúrbios nutricionais (como sobrepeso, subnutrição ou obesidade), entre outros.

Sintomas como dor abdominal, vômitos frequentes, diarreia crônica, crescimento inadequado, hemorragia gastrointestinal, azia frequente, dificuldade de deglutição, podem indicar a necessidade de uma consulta com um gastroenterologista pediátrico.

Além disso, o gastroenterologista pediátrico também pode ajudar a gerenciar doenças complexas como doença inflamatória intestinal (doença de Crohn e colite ulcerativa), hepatites e outras doenças do fígado.

Psicologia Infantil

A Psicologia, ao aliar ciência e cuidado, é fundamental na promoção da saúde mental, sobretudo em contextos especializados como clínicas de pediatria e vacinação. A atuação do psicólogo clínico nestes cenários contempla:

  • Acolhimento e tratamento para sintomas e transtornos como ansiedade e depressão, sejam eles decorrentes do cenário de pandemia ou outros fatores;
  • Apoio na navegação de desafios nas relações interpessoais;
  • Suporte em dilemas familiares, conflitos profissionais e na orientação de pais acerca de comportamentos infantis;
  • Reflexões sobre autoestima e autoimagem, propiciando um olhar mais compassivo sobre si mesmo;
  • Acompanhamento emocional durante fases de enfermidades, entendendo suas implicações psicológicas;
  • Auxílio no processo de luto, garantindo um espaço de escuta e compreensão;
  • Estímulo ao autoconhecimento, facilitando o entendimento e aprimoramento de si.

Neste ambiente, cada indivíduo é visto de forma única, com seus desafios e potenciais, sendo apoiado em sua jornada de crescimento e bem-estar.

Venha nos visitar!

Onde ficamos

Nosso Endereço:
Rua Rodrigues do Lago, 496
Centro – Botucatu (SP)
Fones:
14 3881.1373 / 14 99643.8110
Canal exclusivo para vacinação:
14 99615.9178
Email:
contato@clinicacrescerbotucatu.com.br

Clínica Crescer ® Todos Direitos Reservados • Desenvolvimento: www.jamila.com.br